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CONCEITOS
1. Você sabe o que é Planejamento Estratégico?

Planejamento Estratégico é um modelo gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o alcance de melhores resultados. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados: a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam à mudança desejada. Pode ser entendido como a bússola de um negócio, que demonstra à organização os seus cenários internos e externos, analisando o passado e o presente, e estabelecendo perspectivas para o futuro.

2. Qual é o horizonte temporal ideal para um Planejamento Estratégico?

O período mais "adequado" varia de acordo com a natureza do negócio, com o estágio de desenvolvimento da organização e com a volatilidade do ambiente externo.

3. Por que a PGE está revisando seu Plano Estratégico?

O atual Plano Estratégico foi aprovado em 2011, para o período de 2012 - 2023, sendo resultado de um trabalho coletivo, que mobilizou toda a instituição. Decorridos alguns anos de vigência do plano, é natural que ocorra a necessidade da revisão do referencial estratégico, de forma a melhorar a articulação das ações de curto, médio e longo prazo, conferindo constância aos propósitos institucionais e aumentando a capacidade de resposta da organização.


Isto posto, a PGE decidiu iniciar a revisão do Plano Estratégico considerando os principais fatores como justificativa:


  • • Os cenários mudam constantemente e os objetivos traçados devem acompanhar as transformações, havendo necessidade de ajuste de diretrizes estratégicas;
  • • O Planejamento Estratégico é uma realidade relativamente recente para a PGE, ou seja, está em processo de amadurecimento e de melhoria contínua;
  • • O Planejamento vigente não definiu metas e tem demonstrado dificuldade de monitoramento, havendo a necessidade de se estabelecer um eficiente sistema de indicadores, tendo em vista que não se gerencia o que não se mede; e
  • • Dificuldade no desdobramento da estratégia de forma consistente dentre os diversos níveis organizacionais.


É fundamental ressaltar que ajustes técnicos são passiveis de ocorrer a qualquer momento, diante das estratégias emergentes e mudanças de cenários, a fim de atender às necessidades da Procuradoria e da sociedade, sempre com o foco na melhoria contínua, percorrendo o caminho para se alcançar a excelência.

4. Entendendo o que é Missão

A missão deve responder à seguinte questão: "por que ou para que a organização existe?" Deve evidenciar a finalidade ou a razão de ser de uma organização em um ambiente, de forma objetiva e sem se perder no tempo. Tem por finalidade comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização.


Missão da PGE: Defender o interesse do Estado, a legalidade e a probidade administrativa para garantir a justa aplicação das políticas e dos recursos públicos em benefício do cidadão.

5. Entendendo o que é Visão de Futuro

A visão deve ser coerente com o propósito da organização e com sua missão de forma clara e que estimule o progresso. é uma meta que a organização pretende alcançar. Deve responder à seguinte questão: "para onde queremos ir?".


Visão da PGE para 2023: Ser referência de qualidade na defesa do Estado da Bahia, com reconhecimento da Administração Pública e da Sociedade.

6. Entendendo o que são Valores

Os valores organizacionais baseiam-se na cultura organizacional, na sua história e representam um conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da organização.


UNIDADE INSTITUCIONAL, mantendo norte ético indesviável e consciência plena do dever de lealdade aos fins institucionais no desempenho da função pública.

COMPROMETIMENTO, assegurando coerência sistêmica e garantindo a eficiência e a uniformidade de orientação.

EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE, mantendo o alinhamento necessário da qualidade da atuação com o benefício direto que dela possa resultar para a ordem jurídica e para a sociedade.

RESPONSABILIDADE, como dever de tomar e de prestar contas das ações empreendidas no exercício da função pública.

RESPONSIVIDADE, como dever de perseguir o melhor resultado na perspectiva do Estado e da Sociedade.

7. Entendendo o que é estratégia

A estratégia é uma hipótese: significa reconhecer que o movimento da organização de sua situação atual para o destino estratégico é algo inédito para organização e marcado pelas incertezas existentes tanto no âmbito da sociedade como do ambiente ao qual ela está inserida.

8. Entendendo o que é Mapa Estratégico

O mapa estratégico auxilia todos os indivíduos da organização a entenderem a estratégia e em como transformar ativos intangíveis em resultados tangíveis.


Além disso, o mapa estratégico traduz a Missão, a Visão e a estratégia, possibilitando que a organização atue de forma coesa, integrada e sistemática.


A implementação da estratégia exige o alinhamento e o comprometimento dos colaboradores. Para tal, é necessário que a organização possua um processo eficiente de comunicação que demonstre como as ações de cada área se converterão em resultados que maximizarão o cumprimento da Missão.


O mapa estratégico é composto por:


  • • Perspectivas
  • • Temas Estratégicos
  • • Objetivos Estratégicos
  • • Relação de Causa-Efeito
  • • Indicadores

9. Entendendo o que são Perspectivas

Variam de acordo com o interesse de cada organização. Permitem que se construa uma lógica para a leitura do Mapa Estratégico e direcionam o foco da organização para suas relações/estruturas de maior importância.


Para elaborar um mapa estratégico tornar-se necessário transformar a estratégia, um conceito teórico e abstrato, em algo prático e concreto, pelo que precisamos conhecer as suas múltiplas dimensões. Numa abordagem holística, os mapas estratégicos procuram descrever de um modo claro a estratégia, através de relações de causas e efeitos entre os diferentes objetivos das quatro perspectivas do BSC. No entanto, a definição das relações de causalidade depende da estratégia das organizações onde se pretende implementar o BSC e da natureza de suas atividades.


A seguir, a definição das perspectivas:


  • Clientes - reúnem os objetivos estratégicos que traduzem os impactos desejados da atuação da organização para a sociedade. Representa os reflexos do cumprimento de sua missão. Trata também dos desafios ligados diretamente as entregas da organização no cumprimento de sua missão que são os resultados gerados pela instituição com base em seus esforços;
  • Processos Internos - reúnem os objetivos nos quais a organização deve ter excelência para gerar os resultados institucionais. Os elementos dessa perspectiva apontam para desafios de primeira ordem; em quais atividades finalísticas a instituição deve ter excelência. Trata também dos desafios de segunda ordem: quais as principais atividades meio devem ser desenvolvidas para a realização das atividades finalísticas;
  • Aprendizado e Conhecimento - envolvem os desafios que a organização deverá superar para desenvolver as pessoas, suas competências e atender suas necessidades para ter excelência em suas atividades internas;
  • Financeira - reúnem os desafios alinhados à garantia financeira para que a organização cumpra adequadamente suas atividades.

10. Entendendo o que são Temas Estratégicos

Agrupamento de objetivos relacionados a um mesmo assunto ou com relação causa/efeito muito forte. São os pilares da estratégia, pois, em regra, contemplam uma série de objetivos com suas relações de causa e efeito, que forma uma hipótese estratégica.


Refletem a percepção da alta administração sobre o que deve ser feito para que a Visão de Futuro seja alcançada.


Esses temas permitem determinar prioridades da organização em temas conflitantes como, por exemplo, a ênfase no curto ou no longo prazo, ou ainda a busca de inovação versus redução de riscos


Podem estar relacionados a uma ou todas as perspectivas.


Devem ser limitados, 1 a no máximo 5 temas.

11. Entendendo o que são Objetivos Estratégicos

São os fins a serem perseguidos para o cumprimento da Missão e o alcance da Visão de Futuro. Traduzem as demandas e os desafios a serem enfrentados e estão distribuídos de forma balanceada pelas perspectivas do Mapa Estratégico


Os objetivos estão organizados em mapas estratégicos, estabelecendo entre si relações de causa e efeito.


12. Entendendo o que é Relação de Causa-Efeito

Representa a correlação que existe entre os objetivos listados no Mapa Estratégico. Demonstra como um objetivo impacta sobre o outro.

13. Entendendo o que são Indicadores

Informam como é medido e acompanhado o sucesso de cada objetivo. Um bom balanceamento dos indicadores de desempenho deve ser uma combinação adequada de resultados (indicadores de resultados) com impulsionadores do desempenho (indicadores de tendência) ajustados à estratégia da organização. Os indicadores de resultado mostram o desempenho de ações passadas, enquanto os indicadores de tendência indicam os prováveis resultados futuros.


Os indicadores devem: ser quantificáveis e mensuráveis de forma repetitiva, informar se o objetivo estratégico está sendo atingido, possibilitar o estabelecimento de metas de melhoria e ser flexíveis quanto a sua atualização (mensal, trimestral, semestral).


Os indicadores de desempenho devem ser concebidos a partir da estratégia global da organização e não a partir das necessidades específicas de cada área.

14. Entendendo o que são Metas

Trata-se do nível de desempenho esperado ou taxa de melhoria requerida para cada indicador. As metas podem ser alteradas ao longo do tempo, permitindo uma evolução do desempenho ligados aos objetivos estratégicos.

15. Quais as ações da PGE para adequar seu Planejamento Estratégico?

  • • Pesquisa organizacional interna e externa
  • • Revisão da identidade estratégica
  • • Revisão dos objetivos estratégicos
  • • Elaboração do novo mapa estratégico para o horizonte temporal 2017/2020
  • • Definição de metas e indicadores
  • • Definição do portfólio de projetos estratégicos

16. O que é Matriz SWOT?

O termo SWOT significa as iniciais das palavras em inglês strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). O propósito de sua utilização é o levantamento dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças que servirão de base para as ações a serem implementadas, os quais podem ser definidos da seguinte forma:


  • Forças: são características da organização, controláveis, tangíveis ou não, que potencializadas podem otimizar seu desempenho.
  • Fraquezas: são características da organização, controláveis, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para não comprometer seu desempenho.
  • Oportunidades: são situações externas, atuais ou futuras, incontroláveis pela organização, mas que bem aproveitadas podem favorecer sua ação estratégica, se já mapeadas e conhecidas.
  • Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras, incontroláveis pela organização, que se não minimizadas ou evitadas, podem afetá-la negativamente.


A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada como parte do planejamento estratégico das instituições e visa demonstrar as interações relevantes entre os ambientes analisados. A associação das forças (ambiente interno) com as oportunidades (ambiente externo) indica a possibilidade de crescimento da organização, enquanto que o encontro entre pontos fracos e ameaças externas sinaliza uma situação problemática.

17. A PGE adotou a metodologia baseada no Balanced Scorecard (BSC) para adequação do Planejamento Estratégico. O que é BSC?

O modelo conceitual de avaliação do desempenho organizacional adotado pela PGE é o Balanced Scorecard (BSC), que procura complementar as medidas de desempenho com novos indicadores não financeiros. Tem como objetivo principal fornecer aos gestores uma visão global e integrada do desempenho organizacional, através de um conjunto equilibrado de indicadores do desempenho sobre perspectivas, buscando a convergência das ações de gestão operacional da organização com a visão da mesma.


O propósito do Balanced Scorecard é auxiliar a organização a executar com êxito as suas estratégias e alcançar os resultados desejados.


Enquanto instrumento de implementação da estratégia, o BSC tem como principais funções:


  • • Comunicar a estratégia a toda a organização;
  • • Alinhar as ações com os objetivos estratégicos; e
  • • Medir o desempenho organizacional.



Escritório de Acompanhamento da Estratégia
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